IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A questão dos direitos autorais e internet



TEXTOS A PROCURA DE UM AUTOR

A questão dos direitos autorais e internet
Fate®

A internet é uma das ferramentas mais fantásticas que o homem já criou, uma verdadeira revolução no mundo da informação . Você consegue se imaginar sem o computador? Sem a Internet?
Pois é, nem eu.

Posso pesquisar qualquer assunto, interagir com pessoas do mundo todo, estudar, mandar e-mails, saber as notícias, ter o meu blog, pertencer a algumas comunidades de amigos, reencontrar pessoas que perdi de vista há muito tempo, etc. Isso tudo sem sair de casa, basta conectar à rede mundial de computadores. Para quem trabalha muito com pesquisa, a Internet é uma das principais ferramentas, eu diria até indispensável.

Tanta informação flutuando na rede gera muita confusão. Muitas pessoas acham que qualquer conteúdo da Internet pode ser livremente usado por todos, ou que não existam leis de proteção na Internet. Textos, obras, ilustrações “estão” soltos nas páginas da web, e passam de sites, blogs , e com o tempo perdem a autoria, a origem, sem contar que muitos se apropriam de textos ou trabalhos de pesquisa, uns por falta de informação, outros por má-fé.

Muitos internautas pensam que o material disponibilizado na Internet é de “domínio público” e sendo assim pode ser utilizado de maneira livre sem obedecer nenhuma convenção. Textos e imagens são reproduzidos o tempo todo sem que os autores tenham conhecimento ou tenham autorizado. O problema não é a reprodução em si mas omitir a autoria. Algumas obras podem ser reproduzidas desde que não seja comercialmente, mas tem a obrigatoriedade de se indicar a autoria ou a fonte.
A Lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998, altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências e pode ser aplicada também a Internet. Segundo a lei, O direito autoral se caracteriza por dois aspectos:
1. O moral – que garante ao criador o direito de ter seu nome impresso na divulgação de sua obra e o respeito à integridade desta, além de lhe garantir os direitos de modificá-la, ou mesmo impedir sua circulação.2. O patrimonial – que regula as relações jurídicas da utilização econômica das obras intelectuais.
Sendo assim, conclui-se que:
Textos, home page, site, blogs e outros que apresentem criatividade e forma original, é protegido, necessitando de autorização para ser reproduzido e estão submetidos à Lei dos direitos autorais.
Quando disponibilizar um texto que não você criou, procure dar crédito ao devido autor do texto aqui disponibilizado. Muitos textos estão aí “ soltos” na net e ninguém sabe quem escreveu, tome um certo cuidado com isso, pesquise e tente encontrar informações a respeito e se possível saber a autoria. É uma questão de respeito ao autor e também evita possíveis mal-entendidos.
Quem desejar saber mais sobre o assunto pode pesquisar na Internet:
· Sobre a Lei - no site do planalto.gov.br
· A LEI e a Internet – site do Scielo Brasil
· Outros sites que tratam da questão de direitos autorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário