IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Exercícios - AGENTE/A GENTE; MEIO/MEIA...


FOLHA DE EXERCÍCIOS

1. Complete as frases com a gente ou agente :

 

a) Gosto de ver filmes de ..........................secreto.

b) ......................... daquela cidade não é hospitaleira.

c) A dor que.........................sente, quando perde alguém muito querido, vai passando com o tempo.

d) ......................... paranaense é dada, amiga e hospitaleira.

e) Quando................................. gosta, faz com prazer.

f) Meu pai é.......................... de viagens da VARIG.

g) Quero estudar para ser..........................policial, para defender o povo.


2.Complete com MEIO ou MEIA

a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa.

b) A flor parece.....................amarela.

c) Descobriu um tesouro ................. enterrado.

d) A mim, basta.....................porção de arroz.

e) Mamãe, quero......................maçã.

f) Já li cinquenta páginas, exatamente ........... livro.

g) Só paguei .....................entrada.

h) Estou ..................... assustada.

i) Quero................dúzia de ovos.

j) Sua camisa está .........................rasgada.

l) Seus sapatos estão..........................sujos.

 

3. Assinale a frase correta.

 a)    Sou de menor.
    Sou menor.
 b)  Sou maior de idade.
    Sou de maior.
 c) O filho saiu ao pai, cuspido e escarrado.
   O filho saiu ao pai, esculpido e encarnado
 d)   De sábado, não trabalho.
    Aos sábados, não trabalho.
 e)  Fiquei fora de mim.
    Fiquei fora de si.
 f)   O motorista perdeu a direção do veículo.
    O motorista perdeu o controle do veículo.
 g)   Casas germinadas.  
    Casas geminadas.
 h) Vou vestir-me ou trocar de roupa em dois minutos.
    Vou trocar-me em dois minutos.
 i)   Estou com pigarro.
     Estou com pigarra.

 

4.Preencha as lacunas com um dos termos entre parênteses:

      1. Em tempos de crise, é necessário.......................a despensa de alimentos. (sortir - surtir)

      2. Os direitos de cidadania do rapaz foram....... ..................pelo governo. (caçados - cassados)

      3. O..........................dos senadores é de oito anos. (mandado- mandato)

      4. A Marechal Rondon estava coberta pela...............................(cerração - serração)

      5. César não teve..........................de justiça. (censo - senso)

      6. Todos os....................................haviam sido ocupados. (acentos - assentos)

      7. Devemos uma......................quantia ao banco. (vultosa - vultuosa)

      8. A próxima..............................começará atrasada. (seção - sessão)

      9. ..................................-.se, mas havia hostilidade entre eles. (cumprimentaram - comprimentaram)

      10. A bandeira de São Paulo tem...................pretas. (listas - listras)

      11. O.....................................no final do dia estava insuportável. (tráfego - tráfico)

      12. O marido entrou vagarosamente e passou......... .............................(despercebido - desapercebido)

Um comentário: